Lançamento Escrituras III – Manuscritos de Viagem

 

ESCALA DE VIAGEM
Salomé Barros

Uma festa arretada
Aconteceu de repente
Tinha vinho, tira gosto
E meio mundo de gente
Um clima de alto astral
Enfeitando o ambiente

Estava nascendo alí
O fruto de um trabalho
Produção interativa
Feito jogo de baralho
E tudo sincronizado
Sem cometer ato falho

O centro das atenções
Era privilegiado
Colocado na entrada
Para ser admirado
Estava tão atraente
Que foi muito cobiçado

Afinal ali estavam
“Manuscritos de viagem”
No período de um ano
Foi arrumada a bagagem
O grupo fez uma escala
Uma nova aterrissagem

A viagem não termina
Outras escalas virão
O caminho é infinito
Não existe previsão
E fazer investimento
É a grande opção

 A Festa do Lançamento

Anita Dubeux

A Oficina de Criação Literária Clarice Lispector, da Escola de Psicanálise Traço Freudiano Veredas Lacanianas, coordenada por Lourdes Rodrigues, lançou seu terceiro livro reunindo a produção dos participantes/viageiros durante o ano de 2016. O evento foi realizado na noite de 16 de dezembro, no acolhedor espaço cultural e gastronômico de Eugênia Menezes, o CANTO DI CUMÊ, em Casa Forte. Editado por Tarcísio Pereira, traz na capa e nas cortinas separadoras dos capítulos ilustrações dos viageiros Anita Dubeux e Paulo Tadeu.

ESCRITURAS III reúne os trabalhos literários dos escritores Anita Dubeux, Cacilda Portela, César Garcia, Eleta Ladosky, Everaldo Soares Júnior, João Gratuliano, Lourdes Rodrigues, Luzia Ferrão, Salete Oliveira, Salomé Barros e Teresinha Ponce de Leon.

O livro está divido em oito partes, contendo as contribuições dos participantes da Oficina resultantes do trato dos temas abordados em 2016.  A Criação literária, contos que ressaltam a paixão pelas palavras, o prazer de escrever; O Duplo contempla os escritos que abordam a figura da dualidade interpessoal, abordada na literatura e amplamente tratada durante a Oficina, com a leitura de autores que escreveram sobre esse tema com maestria, a exemplo de Dostoievski, Edgar Allan Poe e Fernando Pessoa; Servidão tema de difícil abordagem literária, onde se destacou a leitura e interpretação do conto Marido, da escritora portuguesa Lídia Jorge; Violência e Iniciação outro tema de árida abordagem, onde se destacou a leitura do magistral conto de Raduan Nassar, Menina a Caminho, suscitando os trabalhos interpretativos de cinco escritores. Erotismo amplamente lido e comentado. Obsessão, talvez o tema mais instigante, concentrado no conto de Lygia Fagundes Telles, Pomba Enamorada ou uma História de Amor. O livro traz ainda contos reunidos sob o título Outras Viagens, tratando de temas diversos e os Poemas dos Viageiros, com contribuições de três poetas integrantes da Oficina.

 

Uma ideia sobre “Lançamento Escrituras III – Manuscritos de Viagem

  1. Parabéns a todos colegas da Oficina Literária. Como fiz escala de viagem dois meses antes, estou com muitas saudades. Que chegue logo fevereiro, vamos navegar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 11 =